domingo, 25 de setembro de 2011

Torta de banana, doce de leite e chantilly

Tá, finalmente criei vergonha na cara e resolvi atualizar o blog! A pedido de muitos, resolvi postar a receita da torta de banana que tem feito sucesso nos últimos tempos. É uma adaptação da torta do Machry, aqui na Zona Sul de Porto Alegre, quem conhece sabe que é maravilhosa, vale a pena conhecer. Pois bem, foi daí que uma querida amiga teve a idéia de fazer em casa algo parecido e eu prontamente resolvi imitar, não é que ficou SENSACIONAL!? Créditos totais para a Déia!! Todos nós agradecemos :)

Ingredientes:

- Um pacote e meio de bolacha maria (eu usei uma de leite e mel e ficou ótimo)
- 120gr de manteiga sem sal cortada em cubinhos
- 8 bananas cortadas em rodelas (eu já usei a caturra e a prata, ambas ficam boas, vai do gosto da pessoa)
- 800gr de doce de leite de boa qualidade
- 1l e 200ml de creme de leite fresco
- 5 colheres de sopa de açúcar
- canela a gosto

Modo de preparo:
1) Triture a bolacha no liquidificador até ficar uma farofa. Coloque em uma tigela e com as mãos misture a manteiga até ficar homogêneo.
2) Coloque a massa de biscoito em uma forma para torta de fundo removível ou em uma travessa de vidro bem grande. Espalhe delicadamente em todo o fundo do recipiente apertando para que fique lisinho. Aproveite para puxar a massa um pouquinho para as laterais da travessa ou da torta.
3) Leve ao forno 180º por aproximadamente 15 min. O suficiente para ficar levemente dourada e crocante a massa.
4) Enquanto isso pegue o açúcar e o creme de leite fresco, bem gelado, e bata com auxílio da batedeira. É importante bater bastante até que fique bem firme.
5) Quando a massa esfriar, coloque todo o doce de leite e por cima as bananas picadas. Por último adicione o chantilly, cobrindo toda a torta com delicadeza.
6) Polvilhe canela a gosto e deixe na geladeira. Eu gosto de fazer um dia antes de comer para ficar bem geladinha.

domingo, 24 de julho de 2011

Polenta com parma ao molho de funghi




Polenta

Existem duas formas de se chegar a um polenta firme:

1. A mais prática, principalmente se esse prato for servido de entrada em uma janta: comprar um pacote de polenta pronta no supermercado. Eu, particularmente, gosto muito, mas recomendo que compre das marcas mais conhecidas. É só retirar da embalagem e cortar em fatias.

2. Preparar a polenta em casa:

Ingredientes: 5 copos de água fria, 2 copos de fubá (ou polentina), 2 caldos de galinha ou de legumes

- Misture todos os ingredientes e leve ao fogo
- Mexa sem parar até engrossar e desgrudar da panela (tenha paciência!)

- Coloque em uma forma untada com óleo e leve para gelar

-Depois de algumas horas, corte a polenta em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura


Molho de funghi
Um molho bem prático para acompanhar a polenta:
- Frite 1/2 cebola cortada em pequenos pedaços. Acrescente o funghi (mais ou menos 100 g) cortado em pedaços médios (não esqueça de retirar o talo e outras partes duras). Acrescente meia xícara de vinho branco seco.
- Coloque 200 ml de nata. Engrosse o molho com uma colher de farinha dissolvida em uma xícara de leite integral.
- Mexa bem e tempere a gosto

Montagem
1. Corte a polenta em fatias de 1 a 2 cm de espessura. Eu calculo 2 fatias por pessoa quando o prato é servido como entrada.
2. Grelhe as fatias de polenta em uma frigideira quente até dourar dos dois lados. Se preferir, frite a polenta.
3. Em um refratário que possa ir ao forno, coloque a polenta, uma fatia de parma por cima de cada fatia de polenta e queijo parmessão a gosto (ralado na hora, jamais o pacotinho pronto!). Tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite de oliva.
4. Leve ao forno por uns 10 minutos para que o queijo derreta.
5. Sirva com o molho de funghi e para acompanhar folhas de agrião ou radici.

sábado, 2 de julho de 2011

Crostata

Essa é uma receita que chegou nas minhas mãos através de uma amiga muito querida, Duda quero mais! A crostata é uma torta amanteigada deliciosa e pode ser recheada com qualquer tipo de geléia ou até mesmo um creme de avelãs ou de chocolate.



Ingredientes:


* 3 xíc de farinha de trigo, * 1 xíc de açúcar, * 3 ovos, * 1 pitada de sal, * 150gr de manteiga sem sal e * raspas de limão a gosto


Modo de Preaparo:


Misture todos ingredientes secos e adicione os ovos e a manteiga cortada em cubos levemente derretida. Com as mãos amasse bem, até ficar uma massa bem homogênea. Coloque em um saco plástico e deixe descansando na geladeira por uns 30 minutos.


Enquanto isso separe o(s) recheio(s) da sua crostata. Neste dia, como eu usei forminhas individuais, aproveitei para fazer diversos sabores diferentes, utilizei geléia de mirtilo, de amora, figada, doce de leite e creme de avelã. Todos ficam divinos!


Bom, voltando a massa! Passada a meia hora, abra a massa com ajuda de um rolo e de amido de milho, a massa fica muito mais leve se aberta com amido de milho no lugar da farinha de trigo (dica da Duda). Assim, é só ir moldando no formato desejado, é uma massa muito fácil de ser trabalhada.


Depois de pronta a base da torta, é só rechear e levar ao forno, 180 gruas, por aproximadamente 40 min.


Elaborado por: Gabi T

terça-feira, 28 de junho de 2011

Carré de Cordeiro

Hoje tenho uma postagem especial, pois esse foi o cardápio para comemorar o aniversário do meu pai querido. A receita, aliás, teve participação direta do aniversariante. O carro chefe foi o carré de cordeiro, e para acompanhar eu fiz um acompanhamento e a minha mãe outro. A família inteira foi para o fogão, ficou ma-ra-vi-lho-so!

Primeiro vou dar uma breve explicada de como foi feito o carré. Um dia antes ele foi temperado com vinho branco, temperos frescos (salsa e cebolinha), sal, pimenta e sálvia. Assim, ele ficou na geladeira até o momento de ser preparado, em torno de 12horas. Depois há duas opções, ou pode ser assado no forno, ou na churrasqueira. O meu pai, neste caso, fez as duas peças de carré de cordeiro, já temperadas, na churrasqueira. A carne ficou assando durante duas horas, na parte bem alta da churrasqueira. É importante cuidar o ponto da carne, pois se passar um pouco a carne fica seca. Nós comemos ela ao ponto, ficou suculenta e muito macia! Agora os acompanhamentos:

* Carré de Cordeiro com Purê de Aipim Gratinado

O primeiro acompanhamento foi um simples purê de aipim, com um toque especial da minha mãe. Cozinhe meio quilo de aipim. Após cozido, é necessário espremer o mesmo com o auxílio de um espremedor de batatas. Leve o aipim de volta ao fogo, em uma panela anti-aderente, e adicione uma colher de sopa de nata ou manteiga, sal e noz-moscada a gosto. Caso o aipim fique muito seco, pode ser acrescentado aos poucos leite. Todos esses ingredientes também variam conforme o gosto da pessoa. Depois de adquirir a consistência do seu gosto, coloque em uma travessa e rale um bom queijo por cima, como o grana padano. Leve ao forno, 200graus, por 25 min ou até dourar.





* Carré de Cordeiro com Risoto de Brie, Damascos e Amêndoas Laminadas


Este acompanhamento também harmoniza muito bem com o cordeiro, pois tem um leve toque agridoce. Faça a base do risoto, como já explicado várias vezes por nós aqui no blog, quando o arroz estiver al dente, acresente damasco seco picado, e queijo brie picado. Esses ingredientes variam muito do gosto de cada um, para quem gosta de um toque mais adocicado, vale a pena investir no damasco. As amêndoas laminadas devem ser acrescentadas no final e podem ser aproveitadas para decorar o prato. Importante lembrar que ao comprá-las no supermercado, elas estão cruas, bem branquinhas, ou seja, antes de usá-las devem ser assadas por alguns minutinhos no forno a 180 graus, por cerca de 10min, ou até que fiquem coradas.



Ambas as opções ficam muito gostosas, e com certeza agradará a todos os paladares, refeição especial para uma data especial, vale a pena!


Receita elaborada por: Gabi T + Mãe e Pai.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Risoto de Palmito


Um bom risoto para comemorar o feriado!
Nesse friozinho, nada cai tão bem como uma boa comida italiana. No momento, estou em uma fase de testar risotos.
Essa é uma receita bem simples e fácil de preparar, viu meninas?!
É só seguir os passos e não deixar, em hipótese nenhuma, o risoto passar do ponto (acho incrivel como alguns restaurantes caros erram nesse detalhe tão básico!)

Ingredientes (4 pessoas)
- 3 xícaras de arroz arbório
- 1/2 cebola picada
-1/2 copo de vinho branco seco
- 250 g de palmito
- 4 colheres de requeijão cremoso
- 2 colheres de nata
- 1 litro de caldo de legumes (1 tablete dissolvido em 1 litro de agua ou caldo preparado em casa)
- 100 g de queijo gorgonzola (pode ser substituído por outro queijo de sua preferência ou por um acréscimo de parmesão
- 100 g de queijo parmesão ou grana padano
- 2 colheres de manteiga
- 1 punhado de cebolinha picada

Modo de Preparo
1. Refogue a cebola com a manteiga e um fio de azeite de oliva.
2. Acrescente o arroz mexendo sempre.
3. Coloque o vinho e deixe-o evaporar.
4. Com ajuda de uma concha coloque aos poucos o caldo de legumes, sempre mexendo até o líquido ser  absorvido. Faça isso até terminar o cozimento do arroz (al dente!)
5. Quando estiver "al dente", junte o palmito picado, os queijos, o requeijão e, por fim, a nata. Deslige o fogo.
6.Misture a cebolinha picada.
7. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Bom apetite!

domingo, 19 de junho de 2011

Molho de Bacon, provole e ervilhas frescas



        Esse molho provei (e adorei) em um curso de massas e molhos da Saint Gourmet há um certo tempo.
Infelizmente, não lembro fielmente o modo de preparo e a quantidade de cada ingrediente, não podendo dar o devido crédito ao chef. Mas, há umas duas semanas atrás resolvi arriscar uma receita parecida e gostei bastante do resultado. Vou dividi-la aqui então.

Ingredientes (serve de 4 a 5 pessoas)
- 1 litro de molho béchamel
- 150 g de queijo provolone
- 250 g de bacon em cubos
- 200 g de ervilhas frescas (vem em pacotes congelados no supermercado)
- 500 g de massa rigatoni ou penne ( ou outra massa de sua preferência)
- 2 colheres de sopa de requeijão cremoso
- 2 colheres de sopa de nata
- pimenta, noz moscada e sal

Modo de Preparo
2. Em outra panela, frite o bacon. Não é necessário acrescentar azeite ou qualquer tipo de gordura!
3. Depois de bem frito o bacon, acrescente as ervilhas frecas.
4. Coloque o requeijão, a nata e o queijo e vá juntando o molho béchamel pouco a pouco.
5. Cozinhe a massa e misture ao molho.
 Está pronto para servir!

domingo, 5 de junho de 2011

Risoto de funghi e alho poró

Risoto de funghi e alho poró e o blog de cara nova!!!



 Risoto de funghi é sem dúvida um dos meus pratos favoritos! Junto com alho poró então...Dispensa comentários.

Ingredientes (serve 5 a 6 pessoas)
- 3 xíc de arroz arbóreo
- 2 talos de alho poró
- 1/2 cebola pequena picada
- 60 g de funghi seco
- 1 litro de caldo de frango ou de legumes
- 100 g de queijo parmessão ralado na hora
- 2 colheres de nata
- 2/3 de xíc de vinho branco seco
- 1 colher de manteiga e azeite de oliva
- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
1. Hidrate o funghi no vinho por mais ou menos 10 min.
2. Retire o funghi e pique em pedaços grosseiros. Retire o talo ou qualquer parte dura. Reserve o vinho.
3. Frite a cebola na manteiga com um fio de azeite.
4. Acrescente o alho poró e frite levemente.
5. Junte o funghi e depois o arroz. Frite bem, mexendo sempre.
6. Coloque o vinho e espere evaporar por completo.
7. Vá acrescentando o caldo de galinha/legumes aos poucos, mexendo sempre o arroz. (Postarei em breve uma receita de caldo preparado em casa que pode ser congelado e utilizado para diversas receitas. Um jeito simples, mas que perde bastante no sabor, é utilizar o caldo de galinha em tablete dissolvido em um litro de água morna).
8. Perto do fim do cozimento, com o arroz ainda al dente, mas bem cremoso, acrescente o queijo parmesão e tempere a gosto.
9. Por fim, coloque a nata e misture bem.

*É importante, especialmente no preparo de risotos, deixar todos os ingredientes picados e a mão. É preciso provar constantemente o risoto para não deixar passar do ponto. O arroz deve estar bem al dente, mostrando uma certa resistência, porém com uma textura cremosa.
* Utilize sempre queijo ralado na hora. O queijo ralado pronto não derrete por completo e modifica bastante o sabor da comida.

Bom apetite!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Risoto de Jamón Serrano e Cogumelos Paris

Direto da mesa para o blog...Risoto de Jamón Serrano e Cogumelos Paris com um toque especial de queijo grana padano e rúcula!
Como o blog estava jogado às traças, nós, Paty O. e Gabi, decidimos fazer uma receita especial para atualizá-lo com direito a um bom vinho chileno.

Ingredientes (serve 4 pessoas)
  • 3 xíc de arroz arbóreo
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3/4 xíc de vinho branco
  • 150 g de jamón serrano
  • 150 g de queijo grana padano
  • 200 g de cogumelo paris picado
  • 2 colheres de sopa de nata
  • 1 litro de caldo de frango
  • sal e pimenta a gosto
  • folhas de rúcula a gosto

Modo de preparo

1. Frite a cebola na manteiga com um fio de azeite de oliva. Acrescente o arroz e mexa até que fique esbranquiçado.
2. Acrescente o vinho e deixe-o evaporar.
3. Aos poucos, vá acrescentando o caldo de frango, mexendo sempre.
4. Quando o arroz estiver al dente (ainda firme) acrescente o cogumelo paris já refogado. À parte, frite um pouco de cebola em um fio de azeite de oliva e adicione os cogumelos já limpos e picados. Por fim, um pouco de molho shoyo pode ser incorporado à mistura.
5. Junte os cogumelos ao risoto, assim como o jamón grosseiramente picado e o queijo grana padano em pedaços.
6. Finalize com a nata. Tempere a gosto e sirva com folhas de rúcula.

Dicas
Os cogumelos paris são comprados frescos, ou seja, não é necessário hidratá-los como o funghi seco. No entanto, não esqueça de cortar os talos. Somente é utilizada a parte de cima. Caso os cogumelos venham muito sujos, passe um papel toalha umedecido em cada cogumelo ou passe uma água ligeiramente.
Para acompanhar tomamos um vinho Sauvignon Blanc da Cousiño-Macul.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Caprese

Esse post é 2x1! Sim porque com os ingredientes (tomate, mozzarella de búfala e manjericão) do modo caprese de cozinhar é possível fazer vários pratos saborosos e nesse post vão dois de uma vez só! Para saber um pouco mais: a sala caprese, tradicional da Ilha de Capri (oeste da Itália) é muito famosa por sua simplicidade e o seu sabor incomparável.

Risoto Caprese

Ingredientes: -Risoto base; -200gr de tomate cereja cortados ao meio; -Manjericão à gosto (usei umas 10 folhas); -200gr de mozzarella de búfala em bolinhas cortadas ao meio;

Modo de preparo: a base do risoto segue a mesma, aquela tradicional de tantos outros que postamos aqui no blog. Eu utilizei ingredientes para fazer um risoto (bem servido) para duas pessoas! Enquanto eu estou fazendo o risoto base, particularmente, gosto de refogar o tomate antes de colocar no risoto. Só cortei os tomatinhos ao meio e refoguei durante 1 minuto no azeite de oliva, aproveitei também para colocar um pouco de sal e pimente. Então, quando o arroz estiver al dente, e só adicionar os tomates, as folhas de manjericão e a mozzarella de búfala. Por fim, a tradicional colher de manteiga e pronto!




Spaghetti Caprese

Modo de Preparo: esse é mais fácil ainda! Mesmas medidas dos ingredientes do risoto! Pegue uma frigideira, refogue no azeite de oliva 1/4 de uma cebola bem picadinha, adicione os tomates cereja, após 1 minutinho, o manjericão e por fim a mozzarella de búfala. Tempere à gosto com sal e pimenta. Enquanto isso em uma outra panela cozinhe umas 250gr de spaghetti (usei um barilla integral). Pronto! É só acrescentar ao caprese o spaghetti já cozido, complementar com mais um fio de azeite de oliva e servir! Porção farta para 2 pessoas e melhor ainda se acompanhado de um bom vinho!


terça-feira, 12 de abril de 2011

Muffin de Banana e chocolate


Ingredientes (10 bolinhos)
- 2 ovos
- 1/2 xíc de óleo de milho
- 1/2 xíc de água morna
- 1 e 3/4 xíc de farinha de trigo
- 1/2 xíc de farinha de amendôas (ou + 1/2 de farinha de trigo)
- 1 xícara de açúcar refinado
- 2 bananas bem maduras (usei nanica)
- 1colher de  chá essência de baunilha
- 1 colher de sopa suco de limão
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- 50 a 100 g de chocolate em pedaços ou em gotas
- pitada de sal
 Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno à 180ºC.
2. Bata as claras em neve. Reserve.
3. Amasse as bananas e junte o suco de limão. Reserve
4. Em uma vasilha, bata os ovos, com o azeite e a água morna.
5. Peneire o açúcar junto a mistura.
6. Coloque a banana e a essência de baunilha.
7. Peneire a farinha, o fermento e o sal.
8. Acrescente as claras em neve delicadamente e, por fim, misture parte do chocolate. Reserve o resto para colocar por cima da massa.
9. Despeje nas forminhas de muffin ou em uma forma de mais ou menos 15cm de diâmetro untada. Se desejar, dobre a receita

Bom apetite!


domingo, 10 de abril de 2011

Risoto de Espinafre e gorgonzola

Ando sem tempo para postar. Essa receita fiz já faz um tempo. Pretendia fazê-la novamente e tirar uma foto mais caprichada. No entanto, como sei que meu tempo para cozinhar anda bem curto, resolvi compartilhá-la assim mesmo.  
 É um risoto bem leve e bem gostoso.


Ingredientes
- 2 xíc de arroz árboreo
- 200 g de espinafre
- 1 litro de caldo de legumes ou de galinha
- 100 de queijo gorgonzola
- 1/2 xíc de vinho branco
- 2 colheres de manteiga
- 1 cebola roxa pequena
- 50 g de amendôas laminadas
- sal, noz moscada, pimenta a gosto

Modo de Preparo
1. Dissolva um caldo de legumes em 1 litro de água.
2. Pique grosseiramente as folhas de espinafre. Pique também o queijo gorgonzola e reserve.
3. Pique a cebola e refogue com um pouco de manteiga e um fio de azeite de oliva até ficar transparente.
4. Acrescente o arroz e mexa bem.
5. Coloque o vinho e mexa até evaporar.
6. Aos poucos, comece a acrescentar o caldo com a concha. Misture sem parar.
7. Depois de alguns minutos acrescente o gorgonzola picado e mexa bem.
8. Com o arroz quase no ponto "al dente", acrescente as folhas de espinafre picadas e misture.
9. Tempere a gosto
10. Por fim, acrescente a manteiga e as amendôas laminadas (e tostadas no forno) e sirva.
    

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bolo de Laranja

Segue uma receita para lembrar a infância, um clássico bolo de laranja fofíssimo, cheiroso e saboroso!
Ingredientes: - 130gr de manteiga sem sal - 170gr de açúcar - 2 ovos inteiros - 230gr de farinha de trigo peneirada - 1 col (sopa) de fermento em pó - 1 col (sopa) de leite - 1/2 xíc de suco de laranja natural - raspas de laranja à gosto
Modo de Preparo: Como de costume, pré-aqueça o forno a 180º, unte uma forma de bolo inglês com azeite e farinha.
Para o bolo: Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela, e com o auxílio da batedeira, bata até que o creme fique clarinho e leve. Aos poucos adicione um ovo por vez, sempre mexendo, a farinha e o fermento. Por último junte o leite e o suco de laranja. Se for do seu gosto também podem ser adicionadas as raspas de laranja. Coloque na forma e leve ao forno por 45 min, ou até que um palito saia limpo.
Para a cobertura: Bem fácil! Misture 1 1/2 xíc de açúcar de confeiteiro e 3 col (sopa) de suco de laranja, a aparência será de uma pasta e pronto, é só espalhar sobre o bolo. Eu ainda decorei com raspas de chocolate branco.

terça-feira, 29 de março de 2011

Filé ao Molho de nata e funghi

A estrela de hoje é esse Molho de nata e funghi.
Já virou o xodó do pessoal aqui de casa, de familiares e de amigos. Até mesmo as crianças, que costumam olhar com cara feia ao ver funghi, comeram e aprovaram. Costumo dar uma variada nos temperos e tipos de queijo nessa mesma receita. Cai muito bem com talharim, fettuccine e penne.

Vamos lá então:

Ingredientes (serve 4 pessoas)
- 60 g de funghi seco
- 400 g de nata fresca
- 1/2 cebola
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 100 g de queijo grana padano (pode ser substituido por parmessão ou outro queijo de sua preferência)
- 1 dente de alho/ 1 pimenta dedo de moça (opcional!)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo (depende da consistência da nata!)
- noz moscada/sal/pimenta

Modo de Preparo
1. Hidrate o funghi em mais ou menos um litro de água morna, por aproximadamente 10 min.
2. Retire o funghi já hidratado e deixe escorrer por alguns minutos. Descarte os talos e corte o restante do funghi em pedaços menores. Reserve a água do funghi.
3. Enquanto o funghi escorre. Corte a cebola em pequenos pedaços.
4. Refogue a cebola em um fio de azeite de oliva. Se desejar, acrescente um dente de alho e uma pimenta dedo de moça cortados finamente.
5. Acrescente o funghi à cebola e dê uma leve fritada.
6. Coloque o vinho e deixe-o evaporar quase por completo.
7. Acrescente então a nata e misture bem.
8. Nesse caso, por acompanhar uma carne é necessário que o molho seja mais espesso. Para isso, dilui 1 colher de farinha de trigo em 1 copo da água que o funghi foi hidratado. Sempre coe antes de misturar ao molho!
9. Por último, acrescente o queijo e misture até incorporar totalmente ao molho.
10. Tempere com noz moscada, sal e pimenta a gosto.

Se desejar uma consistência mais liquida, utilize sempre a água que o funghi foi hidratado. Ela deixa um sabor e um aroma muito gostoso.

Pode acompanhar outros tipos de carnes e de massas. Use a criatividade!

Paty Oliveira

domingo, 27 de março de 2011

Suflê de chocolate


Ingredientes

- 160 g de chocolate meio amargo
- 4 ovos
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 3 colheres de sopa de licor (sabor de sua preferência. Usei licor de frutas vermelhas, mas recomendo muito licor de laranja, o Cointreau)


Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno à temperatura de 180ºC.
2. Primeiro, derreta o chocolate no microondas.
3.Depois de derretido, misture a manteiga e o licor e mexa bem.
4. Acrescente as gemas e reserve as claras.
5. Bata as claras em neves em picos firmes e, por fim, acrescente o açúcar e bata por um minuto. 6. Misture as claras aos poucos à mistura de chocolate.
7. Depois de uniforme a massa, coloque em uma cumbuca untada com manteiga e açúcar e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até estar bem cozido.

É importante colocar massa até uns 2 dedos da margem superior, pois o suflê cresce consideravelmente. Pode ser acompanhado de sorvete, alguma calda de chocolate ou frutas vermelhas. Combine a receita com alimentos de sua preferência. O suflê fica com a textura de um mousse, extremamente leve. E o charme todo dessa receita é servir em cumbucas brancas individuais em pratos decorados.


Bom apetite!


Paty Oliveira

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fettuccine ao molho de queijo grana padano com camarão


Esse é um dos molhos mais gostosos que conheço (e mais engordante!). Costumo fazer com certa frequência, mas nunca havia tirado foto. Ele é feito à base de Molho Bechamel e queijo Grana Padano.

Nesse caso, fizemos como acompanhamento camarão frito na manteiga, alho e pimenta. Mas, combina bem com outros acompanhamentos, como iscas de filé e variados.
É difícil alguém que prove e não aprove essa receita.




Ingredientes
(serve 4 pessoas como prato principal)
- 500g de macarrão de sua preferência (usamos fettuccine)
- 4 colheres cheias de nata
- 270 g de queijo Grana Padano

Para o Molho Bechamel :
- 1 litro de leite integral (sempre integral para molho)
- 1/2 cebola
- 1 folha grande de louro
- 3 cravos
- 50 g de manteiga
- 50 g de farinha
- noz moscada, sal e pimenta a gosto

Para os camarões:
- 400 g de camarão limpo
- 1 pimenta dedo de moça pequena em conserva
- 2 dentes de alho
- 2 colheres cheias de manteiga

Modo de preparo
1. A base é o molho bechamel. Eu já postei aqui no blog o modo de preparo, mas vou colocar um link do youtube que mostra de maneira muito clara passo a passo. Aliás, já encontrei no youtube muitas dicas, idéias e receitas bem legais!
Molho Bechamel : http://www.youtube.com/watch?v=Ow5J8jg6HBw
2. Depois de pronto o molho bechamel, em fogo médio, acrescente queijo grana cortado em pedaços pequenos. Mexa bem.
3. Reforce a noz moscada, pimenta e sal se necessário.
4. Quando o queijo estiver derretido quase que por inteiro, coloque a nata e reserve o molho. Se desejar, cubra o molho com um plástico rente a superfície para não criar aquela nata por cima.
5. À parte, em um frigideira frite o alho na manteiga, depois acrescente a pimenta
cortada em pequenos pedaços. Eu utilizo a pimenta em conserva. Retire as sementes e enxágue para que não fique tão forte.
6. Acrescente o camarão, e deixe cozinhar até secar toda a água que criar. Prove o sal.
7. Por fim, despeje o macarrão já pronto em uma vasilha, com os camarões e por último o molho de queijo.

E bom apetite!

Elaborada por Paty Oliveira e Gabi T.

terça-feira, 15 de março de 2011

Brownie de Ovomaltine


Eu sou apaixonada por brownie. Considero uma das melhores sobremesas que combina com qualquer prato, em qualquer refeição e em qualquer estação do ano. Sem levar em conta a facilidade e rapidez de preparo. Esse é um dos melhores que já fiz. Vamos lá então.

Ingredientes
- 170 g chocolate meio amargo
- 100 g de chocolate branco picado
- 150 g de manteiga
- 2 ovos médios (ou 3 pequenos)
- 2/3 de xíc de açúcar mascavo claro
- 1/2 xíc de ovomaltine
- 1 xíc de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de fermento

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
2. Primeiramente, derreta o chocolate meio amargo com a manteiga no microondas ou em uma panela (mais ou menos 1 min).
3. Mexa até esfriar um pouco.
4. Acrescente o açúcar mascavo e na sequência os ovos um à um, mexendo sempre.
5. Acrescente o ovomaltine, a farinha, o sal e o fermento.
6. Misture bem e depois coloque o chocolate branco em pedaços pequenos.
7. Despeje em uma forma quadrado (20x20cm) untada com manteiga e farinha ou com papel laminado.
8. Deixe assar por mais ou menos 20 minutos em temperatura média, cuidando sempre para não passar do ponto. O brownie deve estar sequinho em cima e mole no meio.
9. Corte em quadrado e sirva com sorvete de creme e uma calda de chocolate!
Bom apetite!

Elaborado por Paty Oliveira e Gabi T.

terça-feira, 8 de março de 2011

Cookies

Há tempos eu estou pensando em postar a receita desses cookies, já fiz vários estilos diferentes, mas esse é o meu cookie favorito, básico, fácil de fazer e o mais importante: fica crocante por fora e molinho por dentro, uma delícia!!

Ingredientes:

- 140gr de farinha de trigo

- 110gr de açúcar mascavo

- 50gr de açúcar refinado branco

- 1 ovo e 1 gema

- 85 gr de manteiga sem sal

- 1 col de sopa de baunilha

- 1 pitada de bicarbonato de sódio

- chocolate preto e/ou branco picado à gosto (eu usei quase uma barra)

Modo de preparo:

Em uma tigela bata a manteiga e os dois tipos de açúcar. Quando estiverem bem misturados acrescente o ovo e a gema, batendo até ficar um creme clarinho. Adicione a farinha (peneirada), o bicarbonato e a baunilha. Por último o chocolate picado.

Coloque pequenas porções (uma colher de sopa) em uma assadeira previamente untada ou coberta com papel manteiga, é importante deixar um espaço entre cada porção de cookie.

Leva ao forno, pré-aquecido a 170graus, e deixa cozinhar por aproximadamente 15-20 min. Você notará que as bordinhas ficam douradinhas e o cookie terá a aparência crocante por fora, porém úmido por dentro.

É só esperar esfriar e comer! Aqui em casa todo mundo gosta deles ainda quentinhos e dificilmente sobra, mas caso queira guardar é interessante deixar os cookies esfriando em cima de uma grade, para que eles não fiquem moles, assim logo que tirar do forno, espere uns minutinhos e transfira para essa grade, até que esfriem completamente.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Conchiglione ao funghi e parma




Apesar do nome parecer difícil, Conchiglione nada mais é que aquela massa com formato de concha em tamanho grande. Fiz essa receita ontem à noite. Gostei muito do resultado e aproveitei para tirar uma foto e compartilhar aqui.

Ingredientes (prato principal para 2 pessoas)
- 250 g de massa formato conchiglione
- 100 g de presunto parma fatiado
- 20 g de funghi seco
- 150 ml de vinho branco seco
- 250 de nata
- 1/2 cebola roxa
- 1 colher cheia de manteiga/ azeite de oliva
- 50 g de queijo parmessão ralado na hora

Modo de preparo

Molho
1. Tendo em vista que o funghi é seco, há necessidade de hidratá-lo. Deixe-o por 15 minutos em água morna. Retire-o da água e reserve. Reserve também o caldo.
2.Lamine o funghi cuidando para retirar o talo ou qualquer superfície dura.
3.Lamine o presunto parma em tirar de 2 à 3 cm de comprimento.
3.Em uma frigideira ou panela alta, junta a manteiga com um fio de azeite de oliva (sempre gosto de usar os dois junto) e frite a cebola até dourar.
4. Acrescente o parma e dê uma leve fritada por mais ou menos 2 minutos. Na sequência, coloque o funghi e frite por mais 5 minutos.
5. Acrescente o vinho branco e deixe-o evaporar quase por completo.
6. Coloque então a nata e com ajuda de uma concha coloque parte do caldo do funghi até dar a consistência ideal ao molho. Eu utilizei apenas uma concha de caldo.
7. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Algumas dicas para o preparo do macarrão que aprendi em alguns livros:



- Para cada 100g de macarrão, o ideal é utilizar 1 litro de água. Sim, isso faz toda diferença! Eu nunca uso menos de 3 litros de água, independente da quantidade de massa. Utilize sempre uma panela grande.
- Para 4 litros de água o ideal é por em média 2 colheres de sopa cheias de sal. Coloque o sal quando a água já estiver fervendo.
- Não é necessário o famoso fio de azeite. Alguns livros e chefs dizem que a gordura faz a massa não aderir ao molho. Não utilizo e a massa fica soltinha igual.
- O tempo de cozimento do macarrão vem, normalmente, indicado na embalagem. Eu costumo prová-lo de 2 à 3 minutos antes do indicado. Para saber se o macarrão chegou ao ponto certo a melhor regra é extrair um fio e prová-lo. O macarrão deve ser sempre cozido "al dente", ou seja, apresentar alguma resistência e firmeza ao ser mordido, mas sem estar "branquinho" por dentro.  Lembrando que o macarrão continua cozinhando após retirado da água.
- Não dê um banho de água fria no macarrão. Isso tira o amido da massa. Enxágue somente se for usar para saladas.
- Coloque a massa somente quando a água estiver fervendo intensamente. Mexa constantemente com um garfo grande para que o macarrão cozinhe por igual.
- Quando o macarrão estiver cozido, retire imediatamente da água e sirva.
- Eu gosto de preparar o molho em uma panela grande para que posso misturar a massa diretamente na panela do molho.



Bom apetite!!!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Risoto de camarão, abobrinha e tomate

Sábado passado deu uma vontade de improvisar, e deu nisso: Risoto de camarão com abobrinha e tomate! Ficou uma delícia, ótima receita para se fazer à noite, uma comida bem leve!
Além de tudo, este risoto é muito fácil de ser feito.
Como todos os anteriores primeiro eu fiz a base do risoto e no final fui colocando o resto dos ingredientes (que eu já havia dado uma pequena refogada)

Segue a receita:
Ingredientes:

- 350gr de arroz arbóreo
- 1/2 cebola picadinha
- 1/2 copo de vinho branco seco
- caldo de galinha o quanto baste
- 400gr de camarão limpo (tamanho médio)
- 2 tomates picados
- 1 abobrinha italiana ralada
- manteiga sem sal o quanto baste
- sal e pimenta à gosto
- queijo parmesão à gosto

Modo de Preparo:

Primeiro eu coloquei a cebola para dourar na manteiga, acrescentei o arroz e o vinho. Dar o ponto com o caldo de galinha.

A parte eu coloquei para refogar a abobrinha e o tomate (aqui fica liberado colocar um temperinho e um azeite de oliva). E em uma outra frigideira eu dei uma leve refogada nos camarões na manteiga. Eu temperei os camarões com limão, sal e pimenta.

Quando o arroz estiver al dente, colocar o camarão, a abobrinha e o tomate. Finalizar com a manteiga, tempero e queijo parmesão.

Pronto! Só servir! A receita rende de 4 a 5 porções bem servidas!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bolo de Chocolate e Avelã


Nada melhor em um dia de praia chuvoso do que um bolo de chocolate quentinho.

Ingredientes
- 4 ovos
- 3/4 de xíc de óleo
- 2/3 de xíc de água morna
- 1 xíc e 1/2 de açúcar refinado
- 2 xíc de farinha de trigo
- 1 xíc chocolate em pó
- 1 colher de fermento em pó
- 100 g de avelãs
- 180 g de chocolate meio amargo
- 1 xíc de leite
- 2 colheres rasas de manteiga


Modo de preparo

1. Toste as avelãs por mais ou menos 10 min em um temperatura média. Esfregue-as com os dedos ou com um guardanapo de papel para remover a pele. Com auxílio de um martelo de cozinha, quebre-as grosseiramente. Reserve.
2. Bata as 4 claras em neve e reserve.
2. Em outra vasilha misture as gemas com o óleo e água morna aos poucos.
3. Acrescente o chocolate em pó e depois o açúcar peneirado.
4. Coloque a farinha peneirada junto com o fermento.
5. Por fim, misture delicadamente as claras em neve e as avelãs.
6. Asse por mais ou menos 40 minutos na temperatura de 180ºC.

Depois de pronto, faça furos no bolo com um palito para que absorva toda a calda.
Para a calda, basta apenas misturar o leite em fogo brando com o chocolate a manteiga e mexer bem até o chocolate derreter por completo.
Por fim, coloque sobre o bolo até que toda a calda seja absorvida. Decore com avelãs inteiras.
**Costumo comprar as avelãs no Mercado Público pelo valor de R$ 30, 00 o quilo. Apesar do alto preço elas rendem bastante. Costumo comprar de 200 à 300 gramas e fazer diferentes receitas.
Aconselho muito. Dá um gosto muito especial para receitas que levam chocolate (aquele gostinho tradicional de Ferrero Rocher!)
Paty Oliveira

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Torta de chocolate com aroma de limão


Mais uma receita retirada do Petit Larousse do Chocolate!

Ingredientes

Para a massa:
  • 120 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • uma pitada de sal
  • 1 ovo
  • 200 de farinha de trigo peneirada
Para a ganache de limão:
  • Raspas de 2 limões (usei de 1)
  • 300 g de chocolate meio amargo (quando mais % de cacau, melhor!)
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 125 g manteiga (usei 60g)
Modo de Preparo

Massa
1. Misture a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar de confeiteiro e o sal.
2. Incorpore o ovo e depois a farinha peneirada.
3.Forme uma bola com a massa e envolva-a em filme plástico. Leve para gelar por 30 minutos.
4. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma de torta com cerca de 22 cm de diâmentro.
5. Enfarinhe uma bancada de trabalho. Abra a massa até obter um disco de mais ou menos 3 mm de espessura e disponha sobre a forma. **Eu não abri a massa com um rolo. Abri diretamente na forma a massa com os dedos.
6. Leve à geladeira por 10 minutos.
7. Coloque sobre a massa na forma uma folha de papel-manteiga maior que a forma. Por cima coloque uma camada de feijão cru ou arroz. Asse por 10 minutos.
8. Reitre o papel-manteiga, reduza a temperatura do forno para 160ºC e asse a torta por mais 15 minutos, até dourar. Reserve.

Ganache de limão
1. Pique o chocolate e reserve.
2. Leve ao fogo o creme de leite com as raspas de limão até ferver. Desligue assim que começar a ferver e misture o chocolate.
3. Junte a manteiga e misture bem.
4. Despeje a ganache no fundo da torta e leve para gelar.


E bom apetite!


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Risoto de Morangos com Gorgonzola

Dando sequência a gordice realizada por nós (Gabi T, Paty O e a Duda) no último final de semana, resolvemos compartilhar a receita do prato principal do nosso sábado, que antecedeu ao delicioso bolo da mamãe, o risoto de morangos com gorgonzola!

Essa receita aprendemos (eu, Gabi T e, a nossa amiga também apaixonada pela culinária, a Duda) em um curso de risotos no EGAS. A Escola de Gastronomia Aires Scavone oferece diversos cursos rápidos, estilo workshop, e também cursos mais extensos, para aqueles que querem levar a gastronomia ainda mais a sério e com um toque mais profissional! Aos interessados vale a pena dar uma olhada no site da escola: http://www.egasrs.com.br/

Então, segue a receita do risoto mais adorado no curso, já vou adiantando que fica excelente, vale a pena experimentar.

Risoto de morangos com gorgonzola
Rendimento: 5 porções
Ingredientes:
- 500g de arroz carnaroli
- 50 ml de vinho branco
- Caldo de frango o quanto baste
- 50 g de cebola picada
- 50g de manteiga
- 400g de morangos
- 150g de queijo gorgonzola
Sal e pimenta do reino à gosto
Manteiga à gosto
Modo de Preparo:
Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente. Coloque o arroz e o vinho branco. Quando o vinho evaporar, comece a acrescentar o caldo de frango, mexendo sempre. (Note que essa é a base para qualquer risoto, fica aqui uma outra dica, para todos os tipos de risoto podemos utilizar o caldo de frango).
Quando o arroz estiver al dente, coloque os morangos. Eles podem estar inteiros ou picados, conforme o gosto de cada um. No curso o chef comentou que prefere marinar os morangos por alguns minutos antes de adicioná-los no risoto, eles podem ser marinados no sal, na pimenta e no açucar, de acordo com o gosto de cada um.
Após uns dois minutos (nunca esqueça de ficar mexendo!) é possível perceber que o morango estará praticamente todo desmanchado, esse é o momento de colocar o gorgonzola picado. Espere uns segundos e desligue o fogo. Coloque o quanto baste de manteiga e voilà!
Sirva em seguida em um prato fundo.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bolo da Mamãe



Essa foi uma das nossas aventuras gastronômicas do fim de semana.
É mais uma das receitas sensacionais do livro Petit Larousse do Chocolate.
Indescritível! Só provando!

Bolo da Mamãe
Ingredientes

- 195 g de chocolate meio amargo
- 150 g de manteiga
- 6 ovos
- 300 g de açúcar
- 95 g de farinha peneirada
- 1 colher de essência de café (pode ser substituida
por 1 colher pequena de café solúvel)

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 200º C. Unte um prato redondo com capacidade para 2,5 litros mais ou menos.
2. Pique o chocolate e derreta-o em banho maria com a manteiga.
3. Separe as gemas das claras de 3 ovos. Em uma tigela, mistura as 3 gemas com os 3 ovos inteiros e 250 g de açúcar. Bata até obter um consistência cremosa.
4. À parte, bata às 3 claras em neve com o restante do açúcar até endurecer bem.
5. Incorpore delicadamente o chocolate derretido à mistura de gema com açúcar. Em seguida, acrescente as claras em neve.
6. Acrescente a farinha de trigo e a essência de café.
7. Despeje em um prato para gratinar.
8. Coloque o prato dentro de uma travessa maior com água quente e leve ao forno para assar em banho-maira por mais ou menos 35 minutos, de modo que somente o centro do bolo fique umedecido.




Receita elaborada por Paty Oliveira, Gabi T. com a colaboração de Duda

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Torta de Sorvete Três Chocolates

Essa receita foi retirada do Livro Petit Larousse do Chocolate. O livro é maravilhoso, com muitas idéias de receitas a base de chocolate e com fotos maravilhosas. Indico pra quem já tem alguma base na cozinha, pois o modo de preparo não é tão detalhado.



Fatia Napolitana
(Esse é o nome original no livro, mas, na minha opinião, pra ser napolitana tem que ter os sabores chocolate, morango e baunilha, e nesse caso, é toda de chocolate!)





Ingredientes

Camada chocolate branco
- 50 g de chocolate branco 
- 1 folha de gelatina
- 150 ml de creme de leite fresco
- 20 g de açúcar
- 20 ml de água

Camada chocolate ao leite
- 50 g de chocolate ao leite
-1 folha de gelatina
- 150 ml de creme de leite
- 20 g de açúcar
- 20 ml de água

Camada chocolate meio amargo
- 150 ml de creme fresco
- 60 g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo

Camada 1
1. Bata o creme de leite fresco até que fique firme e não se desprenda do batedor.Leve para gelar. O pulo do gato está aqui. O ideal é utilizar o creme de leite bem gelado.
2. Pique o chocolate branco e derreta-o em banho maria. Reserve.
3. Dissolva o açúcar na água em fogo brando. Quando levantar fervura mergulhe a folha de gelatina e mexa bem. Despeje essa mistura sobre o chocolate derretido e bata bem.
4. Incorpore delicadamente o creme batido.
5. Despeje essa camada em uma forma de mais ou menos 25 cm x 10 cm. Leve ao congelador

Camada 2
Repita os passos descritos acima, substituindo o chocolate branco pelo chocolate ao leite. Retire em seguida a forma do congelador e despeje a mousse de chocolate ao leite por cima da camada de chocolate branco.

Camada 3
1. Bata o creme de leite fresco até que fique firme. Pique o chocolate meio amargo e derreta-o em banho maria. Incorpore-o delicadamente ao creme de leite batido.
2. Despeje na forma a última cama.

Leve para congelar por mais ou menos 3 horas. Retire do congelador alguns minutos antes de servir.

Esse fim de semana será, digamos, um fim de semana bem "gastronômico". Aguardem pelas atualizações!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bolo de Laranja

De volta das festas de fim de ano, uma receita bem básica e bem fácil!

Bolo de Laranja



 Ingredientes
- 4 ovos
- 3/4 de xíc de suco de laranja
- 3/4 de xíc de óleo
- 2 xíc de açúcar
- 2 xíc de farinha
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
1. Bata as claras em neve. Reserve.
2. Em outra vasilha misture as gemas, o óleo e o suco de laranja.
3. Peneire o açúcar junto à mistura e depois a farinha. Por fim, acrescente o fermento em pó.
4. Misture delicadamente as claras em neve.
5. Despeje em uma forma de tamanho médio untada com manteiga e farinha.
6. Coloque no forno pré-aquecido na temperatura de 180º.
7. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

Depois de pronto...
1.Esprema uma ou duas laranjas e umedeça o bolo com o suco.
2. Polvilhe no bolo, com a ajuda de uma peneira, açúcar de confeiteiro.

Uma opção de cobertura que fica uma delícia é a seguinte:

Calda de laranja
1. Em uma panela coloque 2 copos de suco de laranja.
2. Acrescente mais ou menos 1/2 xícara de açúcar.
3. Dissolva 2 colheres de sopa de amido de milho em 1/2 copo de água.
4. Coloque um ramo de canela na mistura liquida. Retire para servir.
5. Misture e coloque no fogo até ferver e engrossar.
6. Despeje imediatamento sobre o bolo e está pronto para servir!