segunda-feira, 3 de junho de 2013

Salmão com risoto de espinafre

Hoje resolvemos postar uma outra receita que amamos e que fica deliciosa!!

Serve 4 pessoas

Ingredientes:

- 800gr de salmão fresco
- Sal, pimenta, cheiro verde, limão, cebolinha a gosto
- Azeite de oliva

- 2 xíc de arroz arbório
- 1 espinafre
- 1 cebola pequena
- 1/2 xíc de vinho branco seco
- Caldo de legumes
- Queijo grana padano a gosto
- Manteiga

Você pode preparar o salmão de várias maneiras, na grelha da churrasqueira, no forno ou em uma frigideira. Caso prepare na grelha ou no forno, o ideal é pegar um pedaço inteiro, já na frigideira é mais tranquilo se for feito em pedaços. Gostamos sempre de temperar muito bem o nosso salmão. Curtimos colocar sal, pimenta moída na hora e muito tempero verde fresco picado. Além disso, sempre gostamos de por algo líquido, um pouco de suco de limão ou um pouco de vinho branco seco. Na nossa opinião, para ficar mais gostoso, o ideal é deixar algumas horas no tempero marinando, antes de cozinhar. Se você for fazer na janta tempere no horário do almoço, por exemplo. Agora uma dica importante, no forno e na grelha demora um pouco mais, então você pode fazer isso primeiro, gostamos de sempre ficar cuidando e de vez em quando colocar um fio de azeite de oliva. Se você optar por fazer na frigideira, inicie o risoto e quando faltar uns 20 minutos é o momento de começar o salmão.

Esse da nossa foto, foi feito na grelha na churrasqueira, fica um sabor bem diferenciado, vale a pena experimentar. Temperamos na noite anterior e fizemos o mesmo no almoço. Com a grelha bem distante do carvão (assim fica mais suculento), demora quase 1h30. Aqui,
sempre é bom ver se vocês gostam dele bem cozido, ou um pouco mais cruzinho.

Quanto ao risoto o preparo é o mesmo de sempre, o único segredo é o espinafre. Nós separamos as folhas e lavamos, fervemos um pouco. Quando estiver cozido, espere esfriar e leve ao processador. A ideia é que fique quase uma pasta de espinafre. Bem, quando você refogar a cebola na manteiga e no azeite, coloque o espinafre processado e frite mais um pouco. Depois é só seguir com o preparo normal. Acrescente o arroz, vinho, caldo de legumes dissolvido, tempere e por último acrescente o queijo grana padano e uma colher de manteiga.

Fica incrivelmente lindo e super delicioso!

Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário