quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bolo de banana e limão siciliano para comemorar as férias



Enfim chegaram as tão esperadas férias. E o que nunca pode faltar nas minhas férias?! Bolo! Ta aí uma coisa que não consigo abrir mão na dieta. Meu bolinho de todos os dias. No café da manhã ou da tarde (ok, as vezes nos dois), a refeição nunca está completa sem aquele fechamento com um bom bolinho.
Ok, confesso que faço bolo todos os dias (afinal, é minha profissão!), mas poder "criar" um bolo novo, com os ingredientes que temos em casa, tem um sabor especial. E ainda poder comê-lo quentinho e em boa companhia. Como não amar?!
Hoje resolvi fazer um bolo diferente. Que levasse iogurte na receita (ao invés de leite, buttermilk ou água). Na geladeira tinha uma limão siciliano dando sopa e na fruteira um cacho de bananas, mais pra lá do que pra cá já! Juntei tudo e ficou delicioso! Leve e muito saboroso. E o principal: super prático! Vamos a receita:

Ingredientes
- 2 e 1/3 xícara de farinha de trigo
- 3 col de chá de fermento em pó
- pitada de sal
- 2 potes de iogurte integral adoçado (170 ml cada)
- 1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
- 4 ovos
- raspas de um limão siciliano grande
- 3/4 xícara de óleo de canola

Cobertura
- 2 xícaras de açúcar
- 4 a 5 bananas

Modo de Preparo
1. Comece fazendo o caramelo. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Não mexa até que o açúcar se derreta por completo e fique dourado. Gosto de finalizar com creme de leite. Logo que é colocado o creme de leite, o açúcar "empedra" um pouco, mas é só deixar ferver até desmanchar por completo.
2. Coloque o caramelo em uma forma de cerca de 30 cm de diâmetro. Por cima, distribua as bananas cortadas em fatias finas. Reserve.
3. Comece a preparar a massa. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento.
4. Em outra tigela, bata os ovos. Acrescente o açúcar, o iogurte, as raspas de limão e, por fim, o óleo. Junte os ingredientes secos.
5. Coloque para assar no forno preaquecido a 180º. Leva cerca de 40 min.
6. Desinforme ainda morno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário