segunda-feira, 5 de maio de 2014

Filé mignon e batatas recheadas com brie e presunto parma - INDESCRITÍVEL!!!

Pessoal, essa é a melhor receita que fizemos nos últimos tempos. Vimos essa receita no programa do Claude Troisgros e pegamos a receita aqui tentamos seguir a risca a receita do chef, não sei se ficou igual, só sabemos que ficou SEN-SA-CI-O-NAL. 


Segue o nosso modo de preparo e ingredientes que usamos para uma janta para 4 pessoas:

Primeiro passo: Cozinhar a batata
Aconselhamos que a primeira coisa a ser feita é cozinhar as batatas. Escolha preferencialmente aquelas batatas mais redondinhas e não muito grandes. Embale uma a uma com pepel alumínio e leva ao forno. Nós colocamos no forno alto e ficou pelo menos 40 minutos. Ah! coloque as batatas em uma assadeira com sal grosso. Cuide para a batata não passar do ponto. Ela deve ficar firme, mas macia para que entre um palitinho. Reserve. Use aqui 12 batatas (3 por pessoa).

Segundo passo: Fazer o creme de brie
Enquanto a batata esfria, a nossa sugestão é preparar o creme de brie. Refogue 1 cebola roxa bem picada e 1 dente de alho em um pouco de azeite. Junte 350gr de queijo brie sem a casca. Mexa sempre em fogo baixo até derreter. Reserve.

Terceiro passo: Fazer o molho de vinho tinto para a carne
Em uma frigideira refogue uma cebola roxa em azeite e manteiga. Flambe com 30ml de uma bebida da sua preferência. Na receita original era conhaque, mas nós utilizamos rum. Em seguida adicione 30ml de vinagre balsâmico e 1 colher de sopa de molho shoyo. Espere reduzir e adicione 600ml de vinho tinto, usamos um tannat uruguaio. Deixe reduzir a 3/4. Por último, adicionamos uma colher de sopa de farinha dissolvida em um pouco de água. Passamos direto pela peneira e juntamos ao molho, mexendo sempre. Por fim, adicionamos 2 col de sopa de manteiga, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Quarto passo: Montar as batatas recheadas
Agora as batatas provavelmente estarão mornas. Uma a uma tire uma tampa de cima da batata e uma pequena tampa do fundo (apenas para a batata ficar direitinha no prato). Delicadamente retire o miolo da batata, use uma colherinha bem pequena. É muito importante ir retirando a polpa da batata com muito cuidado, pois a batata não pode quebrar. Em seguida coloque dentro de cada batata uma fatia de presunto de parma. Por cima coloque o creme de brie e com o presunto que sobrou dos lados cubra o molho, fazendo uma espécie de trouxinha. Reserve. Quando o filé estiver pronto coloque as batatas já recheadas de volta ao forno 180 graus por mais uns 15 minutos.

Quinto passo: Fritar os filés
Enquanto a batata fica no forno, frite os filés. Fizemos aproximadamente 10 tornedores de filé (dois para as meninas e três para os meninos). Tempere os filés com sal e pimenta e leve a uma frigideira bem quente com um fio de azeite. A dica é que eles fiquem cinco minutos de cada lado. Ah, o mais importante, assim que colocar os filés na frigideira, coloque junto alguns dentes de alho (usamos 4) e uns galhos de alecrim, tomilho e algumas folhas de louro. O sabor e o aroma dos temperos é incrível. Coloque os filés com todo o molho e os temperos em uma assadeira e leve ao forno junto com as batatinhas por mais uns 5 a 10 minutos. O suficiente para terminar o cozimento da carne e deixar ela quente. Importante não deixar a carne passar do ponto, o ideal é que ela fique vermelhinha no meio.

Sexto passo: Montar o prato
Agora é a melhor hora: a de montar o prato e partir para a comilança!!! Disponha os filés em um lado e cubra com o molho de vinho. Ao lado coloque as batatas recheadas e decore o prato com alguns temperinhos and... ready!! Delicie-se e aproveite cada gostinho dessa incrível combinação!!!



Um comentário:

  1. Deve ter ficado uma delícia ! ! ! Parabéns. Vou tentar fazer igual. J.Eduardo

    ResponderExcluir