sábado, 6 de junho de 2015

Bolo de Milho e Chá de Maracujá para a chegada do frio



Enfim é chegado o frio aqui no sul, e junto com ele, aquelaaa vontade (para não dizer compulsão) por comida! No meu caso, acentua-se o desejo por doce, especialmente por bolo. Ahhh como amo fazer/comer um bolinho caseiro.

Então, em um dia desses, friozinho e de folga, resolvi fazer um bolinho daqueles bem caseiros e um chá para vó nenhuma por defeito. Uma mistura de sabores, aromas e gostinho de infância. Como não amar?!

Bolo de Milho

Ingredientes
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 1 xícara de suco de laranja
- 3/4 xícara de óleo de canola
- 2 xícaras e 1/2 de farinha de milho
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 180º.
2. Separe as claras das gemas. Em um vasilha mistura as gemas, com o óleo, suco e o açúcar.
3. Bata separadamente as claras em neve.
4. Junte a mistura de gemas, a farinha e o fermento e misture bem (sem bater).
5. Por fim, incorpore as claras em neve e mexa delicadamente até ficar uma massa uniforme.
6. Leve para assar em um forma retangular média por cerca de 40 minutos.

Chá de Maracujá

Amo chás caseiros. É difícil compartilhar uma receita de chá, pois dificilmente há receita para chá. Chá é "coisa de vó", e como vó não tem costume de seguir receitas ou usar xícaras medidoras, as coisas vão sendo postas até formar a alquimia perfeita dos ingredientes (aí está toda magia). Mas vou tentar compartilhar com vocês essa ideia de chá e vale a criatividade de cada um para adaptar os ingredientes e sabores.

Primeiro queimei pouco menos de meia xícara de açúcar na panela. Assim que começou a caramelizar acrescentei as sementes e polpa de um maracujá (bem grande e com bastante suco). Mexi bem e então coloquei aproximadamente 1 litro de água. Deixei ferver bem, finalizei com raspas de gengibre, um pedacinho de canela e um pouco de mel.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fettuccine de espinafre com camarões - acompanhado de alho- poró, grana padano e gruyére

Impossível não compartilhar com todos essa receita. Decidimos fazer uma janta, e sem querer fomos montando esse prato que ficou sensacional! Segue a nossa receita:




Para: 6 pessoas

Ingredientes:

- 2 pacotes de 500gr de massa caseira - escolhemos fettuccine de espinafre (aquele que se compra fresco no supermercado)
- 1 frasco de creme de leite fresco de 500 ml
- 1 pedaço de queijo grana padano (+- 250gr)
- 1 pedaço de queijo gruyére (+- 200gr)
- 2 alhos-poró
- 600gr de camarões pequenos congelados
- Manteiga, azeitei,sal, pimenta, noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

1) Descongele e limpe os camarões;
2) Corte os dois talhos de alhos-poró em rodelas e lave bem. Pique os queijos;
3) Em uma panela grande já deixe a água para a massa ferver;
4) Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite com uma colher de sopa de manteiga, quando estiver quente acrescente o alho-poró. Deixe fritar bem, sem queimar. Em seguida já coloque os camarões. Espere um minuto e coloque o creme de leite fresco, os queijos e tempere com sal, pimenta e noz-mosca a gosto;
5) O molho fica pronto bem rápido. Nós percebemos que ficou bem líquido, então dissolvemos em uma xícara uma colher de sopa de farinha com um pouco de leite integral. Essa misturinha adicionamos no molho e mexemos por mais um minuto. Você já vai perceber que o molho dará uma engrossadinha. Desligue o fogo;
6) Cozinhe a massa - que demora cerca de 5 minutinhos e pronto! Basta colocar em uma travessa e colocar o molho. Sirva com queijo ralado grana padano para acompanhar. Bom apetite!!