domingo, 20 de setembro de 2015

Talharim com molho de mostarda e filé


Está ai mais uma receita que adoro e é muito simples de fazer. Leva poucos ingredientes e o resultado fica uma delícia.

Vamos lá então! Para 4 pessoas:

- 1 pacote de 500g de massa (usei talharim fresca)
- 500ml de creme de leite fresco
- 3 a 4 colheres de sopa de mostarda de qualidade (usei da French´s)
- 1 cebola grande picada
- 500g de filé ou alcatra cortado em iscas
- 2 dentes de alho
- 200g de queijo parmessão ou grana padano ralado
- noz moscada
- sal e pimenta
- 1 xícara de leite
- 1 colher de farinha de trigo

Modo de Preparo:
1. Comece fervendo a água para a massa. Lembre que para a massa ficar soltinha é preciso uma panela bem grande de água. Coloque sal na água (aproximadamente 1 colher de sopa bem cheia).
2. Enquanto isso, esquente uma frigideira grande com um pouco de azeite de oliva. Frite rapidamente o alho e junte as iscas de carne. Tempere com sal e pimenta. Vá mexendo para não criar muita água. Retire as iscas da panela e coloque em um recipiente fechado para não esfriar. Reserve a frigideira que a carne foi frita para preparação do molho.
3. Coloque então na frigideira da preparação da carne, mais um pouco de manteiga e azeite de oliva. Frite a cebola cortada em pedaços bem pequenos. Coloque então a mostarda e o creme de leite fresco.
4. Acrescente uma xícara de leite com 1 colher de farinha dissolvida para engrossar o molho. Deixe ferver mexendo sempre.
5. Tempere com bastante noz moscada moída (faz toda diferença), sal e pimenta. Finalize com o queijo ralado.
6. Enquanto isso, cozinhe a massa. A massa fresca demora cerca de 4 minutos.
7. Misture então as iscas ao molho e, se a panela de molho for grande o suficiente, misture a massa ali mesmo. Ela absorve mais o molho dessa maneira. Caso contrário, é só despejar o molho por cima da massa!
Fica deliciosa!






Salmão grelhado com purê de mandioquinha e batata doce



Esse prato fica incrível! E é super simples de ser feito! O grande truque dele é esse purê de mandioquinha e batata doce que dá um toque adocicado e a manteiga de ervas, que dá uma suavidade ao salmão!

Vou contar passo a passo para você. Rendimento para 4 pessoas:

Ingredientes:
- 1 kg de salmão
- 500g de mandioquinha
- 1 batata doce grande ou 2 menores
- 100g de manteiga
- Temperos: usei tomilho, alecrim e cebolinha
- Suco de 1 limão siciliano
- 1 xícara de leite aproximadamente
- sal e pimenta

1. Comece pela manteiga de ervas. Derreta aproximadamente 100g de manteiga e misture as ervas naturais bem picadas (alecrim, tomilho e cebolinha). Junte o suco de um limão siciliano e um pouco de sal. Leve para refrigerar.
2. Prepare o purê. Em uma panela grande ferva água. Coloque então as manquioquinhas e a batata doce. Eu descasquei após cozidas, mas, se preferir, pode descascar antes de ir a panela. Fique atenta que a mandioquinha cozinhará mais rápido que a batata doce.
2. Quando já cozidas, esmague com um garfo. Reserve um pouco da água do cozimento.
3. Coloque então em outra panela as mandioquinhas e a batata doce já esmagadas. Acresce então um pouco de leite e um pouco da água do cozimento e vá misturando bem até regular a textura.
4. Finalize com uma colher de manteiga, sal e pimenta a gosto. Se preferir utilize um mixer para deixar a mistura mais homogênea.
5. Reserve.
6. Tempere o salmão já cortado em postas com sal e pimenta. Leve a uma frigideira de fundo grosso já quente com um pouco de azeite de oliva.
7. Cozinhe bem um lado depois o outro. O meu demorou cerca de 5 minutos em cada lado no fogo alto.
8. Retire a manteiga de ervas da geladeira.
9. Sirva então: o purê de mandioquinha, o salmão grelhado e, por cima, com ajuda de uma colher boleadora, coloque um pedaço da manteiga de ervas. Ela derreterá sobre o salmão enquanto vai comendo. Fica incrível! Bom apetite!


Manteiga de Ervas. Foto por www.natvegi.com.br