domingo, 24 de julho de 2011

Polenta com parma ao molho de funghi




Polenta

Existem duas formas de se chegar a um polenta firme:

1. A mais prática, principalmente se esse prato for servido de entrada em uma janta: comprar um pacote de polenta pronta no supermercado. Eu, particularmente, gosto muito, mas recomendo que compre das marcas mais conhecidas. É só retirar da embalagem e cortar em fatias.

2. Preparar a polenta em casa:

Ingredientes: 5 copos de água fria, 2 copos de fubá (ou polentina), 2 caldos de galinha ou de legumes

- Misture todos os ingredientes e leve ao fogo
- Mexa sem parar até engrossar e desgrudar da panela (tenha paciência!)

- Coloque em uma forma untada com óleo e leve para gelar

-Depois de algumas horas, corte a polenta em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura


Molho de funghi
Um molho bem prático para acompanhar a polenta:
- Frite 1/2 cebola cortada em pequenos pedaços. Acrescente o funghi (mais ou menos 100 g) cortado em pedaços médios (não esqueça de retirar o talo e outras partes duras). Acrescente meia xícara de vinho branco seco.
- Coloque 200 ml de nata. Engrosse o molho com uma colher de farinha dissolvida em uma xícara de leite integral.
- Mexa bem e tempere a gosto

Montagem
1. Corte a polenta em fatias de 1 a 2 cm de espessura. Eu calculo 2 fatias por pessoa quando o prato é servido como entrada.
2. Grelhe as fatias de polenta em uma frigideira quente até dourar dos dois lados. Se preferir, frite a polenta.
3. Em um refratário que possa ir ao forno, coloque a polenta, uma fatia de parma por cima de cada fatia de polenta e queijo parmessão a gosto (ralado na hora, jamais o pacotinho pronto!). Tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite de oliva.
4. Leve ao forno por uns 10 minutos para que o queijo derreta.
5. Sirva com o molho de funghi e para acompanhar folhas de agrião ou radici.

sábado, 2 de julho de 2011

Crostata

Essa é uma receita que chegou nas minhas mãos através de uma amiga muito querida, Duda quero mais! A crostata é uma torta amanteigada deliciosa e pode ser recheada com qualquer tipo de geléia ou até mesmo um creme de avelãs ou de chocolate.



Ingredientes:


* 3 xíc de farinha de trigo, * 1 xíc de açúcar, * 3 ovos, * 1 pitada de sal, * 150gr de manteiga sem sal e * raspas de limão a gosto


Modo de Preaparo:


Misture todos ingredientes secos e adicione os ovos e a manteiga cortada em cubos levemente derretida. Com as mãos amasse bem, até ficar uma massa bem homogênea. Coloque em um saco plástico e deixe descansando na geladeira por uns 30 minutos.


Enquanto isso separe o(s) recheio(s) da sua crostata. Neste dia, como eu usei forminhas individuais, aproveitei para fazer diversos sabores diferentes, utilizei geléia de mirtilo, de amora, figada, doce de leite e creme de avelã. Todos ficam divinos!


Bom, voltando a massa! Passada a meia hora, abra a massa com ajuda de um rolo e de amido de milho, a massa fica muito mais leve se aberta com amido de milho no lugar da farinha de trigo (dica da Duda). Assim, é só ir moldando no formato desejado, é uma massa muito fácil de ser trabalhada.


Depois de pronta a base da torta, é só rechear e levar ao forno, 180 gruas, por aproximadamente 40 min.


Elaborado por: Gabi T